Um dos principais requisitos para viajar tranquilamente, é preparar e planejar um bom roteiro de viagem, principalmente para quem viaja sozinha.
Se você não quer correr o risco de deixar algum ponto turístico ou restaurante para trás, ou até mesmo evitar cair em alguma cilada, já comece a preparar o seu agora.
Se você ainda não sabe como fazer isso, seus problemas acabaram. Hoje nós vamos falar sobre a importância de um roteiro de viagem, bem como dar dicas de como montar o seu, sem sofrimento. Confira!
Por que um roteiro de viagem é importante?
Você está viajando sozinha para outro país, com outro idioma, longe de casa, com pessoas e culturas muitas vezes bastante diferentes dos brasileiros. E se você ainda tem algum receio sobre viajar sozinha confira as minhas dicas nesse post Medo de viajar sozinha? Confira 6 dicas para deixar o medo de lado e curtir a sua viagem
Agora imagine conhecer esse país sem nenhum planejamento?
Por mais que essa ideia possa parecer sedutora, saiba que enquanto viaja, não ter um roteiro pode fazer com que você perca a oportunidade de conhecer ótimos lugares. Você ainda coloca sua segurança em risco, além da possibilidade de ter um grande prejuízo. Por isso, não deixa de
Ele é fundamental para quem deseja ter uma viagem bem sucedida e sem contratempos. Dessa forma, é possível planejar os locais que você pretende visitar de acordo com sua disponibilidade.
O requisito mais importante para que dê tudo certo durante uma viagem, é o planejamento. Mesmo que isso possa parecer chato, pesquisar sobre o destino para montar um roteiro é sinônimo de tranquilidade e segurança.
Além disso, para mulheres que estão viajando sozinhas, fazer um roteiro de viagem e deixar com alguém de confiança, seja amigo ou familiar, é uma forma de assegurar que tenham pessoas cientes dos lugares onde você vai. Aproveite e veja também os 7 melhores lugares para viajar sozinha
Dessa forma você vai aproveitar cada momento, sem se preocupar com estresse.
É difícil montar um roteiro de viagem?
Apesar de parecer algo extremamente difícil e complicado, montar um roteiro de viagem é algo simples que você pode fazer sozinha.
A principal finalidade dele é para que você possa anotar os locais onde irá visitar e a ordem de visitação, localização do hotel (ou hostel), aeroporto, restaurantes, bem como a sua disponibilidade de horário.
Você não precisa fazer um roteiro contando que irá segui-lo minuciosamente. Imprevistos acontecem, muitas vezes até o clima interfere no seu planejamento.
Em alguns casos até suas prioridades podem mudar. Pesquisando sobre o destino em casa, você acreditou que era algo maravilhoso e chegando lá descobriu que existem locais muito mais interessantes para visitar. E está tudo bem.
Para montar o seu planejamento, você pode acessar sites de pesquisa e até mesmo sites especializados, procurar informações sobre o local que vai visitar, pontos turísticos, se estão abertos à visitação, horário de funcionamento, entre outros.
Alguns sites te ajudam a ter uma base de cálculo dos valores cobrados em cada ponto turístico para que assim, você possa analisar se tal destino cabe em seu orçamento.
Saiba que essa é uma etapa que vai tomar uma boa parte do seu tempo. Então nada de fazer às pressas para ficar livre dessa tarefa.
Mesmo que você prefira viajar pagando um pacote por ter a sensação de que dessa forma toda sua viagem estará planejada, é importante ter em mente que esses pacotes geralmente incluem apenas passagem, hotel e seguro viagem.
Então, se você ainda preferir pagar um pacote, seja pelo valor mais acessível ou pela sensação de comodidade, ainda assim será necessário definir quais pontos você vai visitar e onde vai comer.
Como montar um roteiro de viagem?
Até aqui nós falamos sobre a importância de ter um roteiro de viagem e que é algo fácil de ser feito. Porém, não falamos sobre como fazê-lo.
Você pode conferir agora as principais dicas que elaboramos para te ajudar nesse processo.
- Defina seu perfil
Qual é o seu perfil de viajante? Prefere destinos em meio à natureza ou prefere a vida urbana? Conforto ou simplicidade? Hotel ou hostel? Que tipos de lugares gosta de frequentar? Qual época do ano pretende viajar?
Essas são algumas das principais perguntas que você deve fazer para montar seu perfil de viajante. Assim, é possível selecionar os destinos que melhor se adequam a seus interesses.
- Planejamento financeiro
O planejamento financeiro é uma parte importante do seu roteiro de viagem, pois ele permite que você defina o seu tipo de hospedagem, lugares que pretende visitar e o tipo de transporte que irá usar para se locomover.
É fundamental estabelecer o valor total da viagem e os gastos diários, para que você não passe por nenhum perrengue financeiro enquanto viaja.
- Quanto tempo pretende ficar?
Viajar é bom e tenho certeza que se qualquer pessoa tiver a oportunidade, viaja por meses sem parar.
Porém, isso demanda tempo e dinheiro. Se a parte do dinheiro está definida, é hora de você estabelecer a quantidade de dias que pretende viajar.
Dentro do período que você tem disponível para viajar, busque os melhores preços de passagem e hospedagem.
Escolha de forma sábia também quais pontos turísticos visitar e lembre-se que os mais famosos geralmente são mais caros e lotados de gente.
- Acompanhe canais no Youtube e blogs de viagem
Quem nunca escolheu seu destino com base nas postagens incríveis de determinada pessoa ou influencer, e na hora que chegou lá a realidade passava longe da expectativa?
Pois bem, para evitar essa situação, busque por canais ou blogs que mostrem a realidade que te espera em determinado lugar.
Muitas vezes o destino tem poucas atrações, não é tão seguro como você imaginava ou os pontos turísticos não são tão deslumbrantes assim. Evite decepções e busque conteúdos reais sobre viagens.
- Quais lugares pretende visitar?
Se você pretende visitar cidades turísticas, é fundamental definir os lugares que quer conhecer antecipadamente e comprar seus ingressos de forma antecipada também.
Como a quantidade de pessoas que vão a esses locais diariamente é muito grande, você corre o risco de não visitar o sonhado ponto turístico, por falta de ingresso. Então se programe e aproveite a viagem!
- Como vai se locomover?
Outro ponto fundamental para um roteiro de viagem, é definir quais os meios de transporte você vai utilizar e assim, montar sua logística de deslocamento.
Em alguns lugares, você pode encontrar certa dificuldade para se locomover, mesmo que sejam próximos.
Então não deixe de analisar se além do transporte público será necessário utilizar um carro por aplicativo, se você vai precisar de passagens aéreas ou se pode concluir a viagem de ônibus ou trem.
- Documentação
Por último, mas não menos importante, a documentação. Você pode estar pensando o que a documentação tem a ver com seu roteiro de viagem, certo?
Pois bem, saiba que se você deseja conhecer vários países, muitas vezes para entrar em determinado local são necessários outros tipos de documentos. Até mesmo comprovante de vacinação, dependendo da região que você vai visitar.
Não vai ser uma surpresa agradável se você montar seu roteiro e descobrir ao chegar lá que não terá como segui-lo.
Pesquise sobre a documentação exigida para entrar em determinado país e leve tudo com você para evitar desgastes.
Conclusão
Montar um roteiro de viagem pode ser algo demorado e até mesmo cansativo.
Mas você não irá se arrepender de ter dedicado horas do seu dia a fim de garantir uma viagem tranquila e segura.